Texto originalmente publicado no Teleséries.
Lembra da época em que as sitcoms eram parte substancial da programação das emissoras? Séries como Friends, Seinfeld, Married With Childrem, Frasier, entre outras faziam a festa do pessoal. Mas nos últimos anos, o espaço delas só vem diminuindo. E o ano de 2006 só confirmou essa tendência.
A sitcom tradicional vem sendo substituída aos poucos pela comédia de câmera única e sem platéia (Scrubs, My Name is Earl) e pela dramédia (Desperate Housewives, Ugly Betty). Mas vamos nos focar no primeiro tipo. Todas as emissoras estão apostando nesse novo formato (exceto a CBS, emissora mais conservadora nessa área – o que ironicamente lhes rendeu a liderança da audiência nos últimos anos).
A precursora desse novo jeito de se fazer comédia, onde o texto e as atuações passam a importar menos e a direção e a edição ganham destaque, foi The Office – criação de Ricky Gervais e Stephen Merchant – o exemplar do gênero mais importante e influente da década até agora. O curioso é que toda essa onda de “novas sitcoms” tem no fundo uma preocupação muito mais criativa do que financeira, já que nenhuma delas é sucesso de audiência. Índices generosos para comédias? Só no bloco transmitido pela CBS nas segundas, composto de – surpresa! – sitcoms tradicionais.
Eis que chegamos à temporada 2006-2007. E qual o panorama das sitcoms clássicas? Nada animador. ‘Til Death está longe de ser unanimidade. O número de personagens de The Class mais atrapalha do que ajuda. E ainda tem 20 Good Years e Happy Hour, que foram canceladas com poucas semanas de exibição e que provavelmente nunca serão exibidas por aqui. A falta de prestígio é tão grande que as emissoras chegaram a jogar três comédias clássicas para a mid-season: Reba, According to Jim e The King of Queens.
E as comédias do formato novo? Vão bem, obrigado. Depois do Emmy para remake americano de The Office (a confirmação de que esse jeito novo de fazer rir veio pra ficar), aconteceu a estréia de 30 Rock, com Tina Fey e Alec Baldwin. Os números não são lá essas coisas, mas a produção da temporada completa já está garantida. E Baldwin já é um dos favoritos para o próximo Emmy. Nada mal para uma série sem risadas, não?
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