12/10/2006

A crise das sitcoms clássicas


Texto originalmente publicado no Teleséries.

Lembra da época em que as sitcoms eram parte substancial da programação das emissoras? Séries como Friends, Seinfeld, Married With Childrem, Frasier, entre outras faziam a festa do pessoal. Mas nos últimos anos, o espaço delas só vem diminuindo. E o ano de 2006 só confirmou essa tendência.

A sitcom tradicional vem sendo substituída aos poucos pela comédia de câmera única e sem platéia (Scrubs, My Name is Earl) e pela dramédia (Desperate Housewives, Ugly Betty). Mas vamos nos focar no primeiro tipo. Todas as emissoras estão apostando nesse novo formato (exceto a CBS, emissora mais conservadora nessa área – o que ironicamente lhes rendeu a liderança da audiência nos últimos anos).

A precursora desse novo jeito de se fazer comédia, onde o texto e as atuações passam a importar menos e a direção e a edição ganham destaque, foi The Office – criação de Ricky Gervais e Stephen Merchant – o exemplar do gênero mais importante e influente da década até agora. O curioso é que toda essa onda de “novas sitcoms” tem no fundo uma preocupação muito mais criativa do que financeira, já que nenhuma delas é sucesso de audiência. Índices generosos para comédias? Só no bloco transmitido pela CBS nas segundas, composto de – surpresa! – sitcoms tradicionais.

Eis que chegamos à temporada 2006-2007. E qual o panorama das sitcoms clássicas? Nada animador. ‘Til Death está longe de ser unanimidade. O número de personagens de The Class mais atrapalha do que ajuda. E ainda tem 20 Good Years e Happy Hour, que foram canceladas com poucas semanas de exibição e que provavelmente nunca serão exibidas por aqui. A falta de prestígio é tão grande que as emissoras chegaram a jogar três comédias clássicas para a mid-season: Reba, According to Jim e The King of Queens.

E as comédias do formato novo? Vão bem, obrigado. Depois do Emmy para remake americano de The Office (a confirmação de que esse jeito novo de fazer rir veio pra ficar), aconteceu a estréia de 30 Rock, com Tina Fey e Alec Baldwin. Os números não são lá essas coisas, mas a produção da temporada completa já está garantida. E Baldwin já é um dos favoritos para o próximo Emmy. Nada mal para uma série sem risadas, não?

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