11/24/2006

Questionário do Estadão

Calma, pessoal. Estou muito ocupado. É prova, é trabalho, é aula particular. Aos poucos vou retomando.

-----------------

Em mais uma ato de puro descaramento, roubo uma idéia do Blog da Fer e respondo esse questionário sobre cinema.



01. Qual filme você mais revê?

Beleza Americana, mas foram umas duas ou três vezes, no máximo.


02. E que filme revisto ficou melhor?

Só pra citar um bem "nadaver": Missão: Impossível 3.


03. Cite um filme surpreendente, pelo qual você não dava nada.

Brick (A Ponta de Um Crime no Brasil), segundo melhor do ano até agora.


04. Qual filme revolucionou sua maneira de ver o mundo?

Ih, nem sei. Se for filme que revolucionou minha maneira de ver cinema, eu diria Beleza Americana e Kill Bill.


05. Cite um filme que você acha que dever ser bom, mas nunca viu.

Qualquer um do Tarkovsky. Ou da Nouvelle Vague.


06. Cite uma continuação melhor que o original.

Shrek 2. Homem Aranha 2. X-Men 2.


07. De qual filme você mudaria o final?

Qualquer filme de terror onde o(a) mocinho(a) só termine vivo por conveniência do roteiro (leia-se fazer o público "se sentir bem" depois).


08. Qual filme dos últimos 10 anos mais o marcou?

Beleza Americana.


09. Oscar ou Cannes?

Oscar. Mas uma premiação que premia Crash não deve ser levada muito a sério.


10. Qual ator ou atriz te leva ao cinema?

Nenhum em especial. Mas a principal razão de eu ter encarado Roubando Vidas foi Kiefer Sutherland.


11. De qual filme, demolido pela crítica, você gostou?

Vôo Noturno é bem razoável.


12. Quais os piores clichês do cinema? E os clichês indispensáveis?

Reencontro de casal no aeroporto me vem a cabeça. Qualquer clichê pode se tornar indispensável (até o do aeroporto) se bem trabalhado.


13. Qual o primeiro filme que você viu no cinema?

O Rei Leão. Assim como 10 em 10 crianças da minha geração.


14. Que filme você gostaria de ter feito?

A Ponte do Rio Kwai ou 12 Homens e Uma Sentença.


15. Qual final feliz foi o mais feliz que você viu?

O Rei Leão (tem final feliz, né?).


16. Qual o diretor de quem você gosta até em filmes ruins?

Kubrick (não que ele tenha filme ruim).


17. Que filme brasileiro merece o Oscar?

Lavoura Arcaica.


18. O melhor filme feito de um livro; e a pior adaptação de um livro?

Melhor: Senhor dos Anéis. Pior: Quarteto Fantástico (HQ é literatura)


19. Que filmes conseguem o milagre de somar reflexão e entretenimento?

Porra, vários. Mas curiosamente, os dois nomes que me aparecem são Battlestar Galactica e The West Wing, duas séries.


20. Você gosta de programas arriscados: um filme trash, um filme bizarro, um melodrama descabelado?

Não tenho problemas com esse tipo de filme, embora não assita produções desses estilos com frequências.


7 comentários:

Gustavo Cruz disse...

Vôo Noturno não foi demolido pela crítica. Pelo contrário, foi BEM elogiado. Olha só:

http://www.metacritic.com/film/titles/redeye?q=red%20eye

Teve uma nota maior que 70 no Metacritic!

Anônimo disse...

Também fiz a minha lista.

01. Qual filme você mais revê?

Pra dizer a verdade? Mesmo? Ok, Titanic. James Cameron é gênio.

02. E que filme revisto ficou melhor?

Tudo sobre minha mãe. Ver um Almodóvar repetido só melhora com o tempo.

03. Cite um filme surpreendente, pelo qual você não dava nada.

Assisti a "Transmérica" apenas pela Felicity Huffman. E acabou que foi um filme excepcional. "A Lula e a Baleia" também.

04. Qual filme revolucionou sua maneira de ver o mundo?

Boa Noite e Boa Sorte mudou um pouco, só para citar exemplo. É o meu filme favorito do ano, até agora.

05. Cite um filme que você acha que dever ser bom, mas nunca viu.

Manderlay.

06. Cite uma continuação melhor que o original.

King Kong 2005 é melhor que o dos anos 70, e tão especial quanto aquele beeeem mais antigo.

07. De qual filme você mudaria o final?

Vôo 93. Eles não precisavam morrer.

08. Qual filme dos últimos 10 anos mais o marcou?

Irreversível. Mas me marcou não exatamente por ser bom, mas por ser chocante. E, vai, O Retorno, melhor filme russo em muito tempo.

09. Oscar ou Cannes?

Cannes é um deleite de cinéfilo, e Oscar, a festa mais glamurosa que alguém pode ir na vida. Vai, eu fico com Cannes.

10. Qual ator ou atriz te leva ao cinema?

Julianne Moore.

11. De qual filme, demolido pela crítica, você gostou?

O mais recente talvez tenha sido Poseidon.

12. Quais os piores clichês do cinema? E os clichês indispensáveis?

Pior clichê é o mocinho se declarar para a mocinha em um jogo de futebol americano - e através do telão. Indispensável é ver alguém correr, ensopado de sangue, de Jason.

13. Qual o primeiro filme que você viu no cinema?

Não lembro, honestamente.

14. Que filme você gostaria de ter feito?

Irreversível. Porque eu enfiei na minha cabeça que qualquer ser humano faria aquele filme melhor do que o tal Gaspar Noé fez.

15. Qual final feliz foi o mais feliz que você viu?

A morte contente de Rose em Titanic.

16. Qual o diretor de quem você gosta até em filmes ruins?

Almodóvar (gostei de Má Educação, que, confesso, não é grande coisa), Altman e Miyazaki - que nunca vai fazer um filme ruim na vida.

17. Que filme brasileiro merece o Oscar?

Cidade de Deus, Lavoura Arcaica e Central do Brasil. O Ano em que meus pais saíram de férias, deste ano, é ótimo, também.

18. O melhor filme feito de um livro; e a pior adaptação de um livro?

Não sei dizer qual é o melhor. Mas gostei muito de Menina de Ouro e os Dráculas. Piores são os dois de "Fantástica Fábrica de Chocolate".

19. Que filmes conseguem o milagre de somar reflexão e entretenimento?

Michael Moore forever, Almodóvar forever e Altman forever.

20. Você gosta de programas arriscados: um filme trash, um filme bizarro, um melodrama descabelado?

Tem muito trash bacana, muito filme bizarro que rende e melodrama com uma profundidade maior que a de um pires.

Anônimo disse...

Qual final feliz foi o mais feliz que você viu?
O de Hanna e suas Irmãs do Woody Allen, por ser dele e naquela época, eu esperava um final cínico e nada feliz, mas foi bem feliz. E Quanto mais Quente Melhor, do Billy Wilder, a frase final "I don´t mind (ou I don´t care???, fiquei na dúvida) está entre as melhores do cinema.
Filme que me fez mudar a maneira de ver as coisas: Clamor do Sexo (Splendor in the Grass, do Elia Kazan) eu era adolescente e me fez ver os sentimentos de uma maneira mais realista e menos romântica, mas também de uma maneira positiva.

Juliano Cavalca disse...

A de Quanto Mais Quente é Melhor é "Ninguém é Perfeito", não?

Anônimo disse...

É isto mesmo Juliano. Obrigada pela lembrança. É impagável aquela cena e esta frase tem muito mais força.

Anônimo disse...

Kill Bill mudou muito a minha forma de ver cinema também, achei um espetáculo, os dois.

E gostei da moral de Crash.

Anônimo disse...

Genial post and this mail helped me alot in my college assignement. Thank you on your information.