3/03/2007

Previsões Para o Emmy - Segunda Rodada (Drama - comentada)


Uma das coisas mais legais para aqueles que adoram cinema (meu caso) é acompanhar a temporada do Oscar, e prever os gostos da Academia. Já para os amantes de séries, esse tipo de brincadeira se torna mais difícil, já que, pelo menos no Brasil, o material disponível bem mais escasso. Sendo assim, anuncio que vou cobrir (na medida do possível) o Emmy 2007, começando por uma previsão inicial sobre quais serão as escolhas da premiação nas duas categorias principais: Melhor Série Drama e Melhor Série Comédia.

(Um esclarecimento: claro que o texto contém as minhas opiniões sobre o assunto, mas não esperem ler muitas coisas do tipo “A série tal será indicada porque é boa/ porque eu gosto”. O exercício principal aqui é tentar identificar as tendências e não julgar as qualidades desse ou daquele programa, apesar de eu fazer isso as vezes, claro. Faz parte da graça da coisa).


Melhor Série Drama

Aqui nós temos três quase-quase-locks. Programas que eu diria estar com uns 95% de chance de serem indicados – só não digo que são 100 % porque ainda considero arriscado confirmar mais da metade da lista faltando tanto tempo assim para os indicados serem anunciados. Mas as chances de um deles ficar de fora são minúsculas.

Os agraciados serão:


- 24 Horas

- Grey’s Anatomy

- Família Soprano


Em geral, os últimos vencedores sempre são indicados (vamos considerar a esnobada de Lost ano passado um lapso). A sexta temporada de 24 Horas vem sendo muito elogiada pela crítica (apesar de algumas queixas quanto ao uso excessivo da força por parte de Jack Bauer). A série ainda conseguiu uma indicação na edição mais recente do Globo do Ouro (que reconhecidamente não costuma indicar dramas com mais de duas ou três temporada), além de ser lembrada por seu e elenco e por Sutherland no último SAG (Prêmio do Sindicato dos Atores). O que mostra como o show anda em alta.

Grey’s Anatomy (ou a-série-que-“deveria”-ter-ganho-ano-passado-mas-que-eventualmente- ganhará-seu-troféu) também estará na lista. Vitória no Globo de Ouro + Vitória do elenco e de Chandra Wilson (deusa!) na SAG são o ingresso antecipado pra prêmio principal. E a terceira temporada, que estreou recentemente no Brasil vai muito bem, obrigado. O único porém é o mais recente arco, envolvendo um desastre naval, exibido recentemente nos EUA foi bem menos impactante do que poderia e deveria. A ausência desses episódios numa eventual FYC* da série seria bem-vinda.

Para muitos é a melhor série da HBO de todos os tempos (para muitos; simplesmente A melhor de todos os tempos). Essa é Família Soprano, que sempre teve lugar cativo na relação de dramas em suas seis temporadas. Tem gente dizendo que a exibição do arco final do programa agora em abril é o evento cultural-audiovisual do ano (que Homem-Aranha 3 que nada!). Ou seja, a indicação aqui é praticamente garantida, ainda mais levando em conta que a HBO sempre emplaca um nome da lista (e tanto Deadwood quanto Roma – também em suas últimas temporadas finais - não parecem ter nem um terço das chances).

A ironia aqui é que, justamente quem pode emperrar a sorte da série é a própria HBO, que, com seu cronograma de exibição estúpido irá deixar os dois últimos episódios inelegíveis (a data limite para concorrer ao Emmy 2007 é 31 de maio, e os episódios serão exibidos 3 e 10 de junho, de acordo com a emissora). O que é uma pena, já que além da série em si, esse erro de calendário pode custar algumas indicações tanto na parte de atuações quanto em roteiro (a series finale seria lock para vitória aqui, dado o histórico da produção).


Chances Muito Boas – séries que, caso as coisas continuem como estão devem ser indicadas. São elas:


- Studio 60 On The Sunset Strip

- House

- Dexter


Meu lado fanzóide adoraria colocar Studio 60 na lista lá de cima. Mas o mundo real (que não é um universo sorkiniano...) não funciona assim. Studio recebeu uma recepção fria da crítica (estou sendo bonzinho), além de não ter sido indicado a nenhum Globo de Ouro ou SAG nas categorias principais. As únicas indicações importantes foram para o roteiro e a direção do episódio piloto no WGA e DGA. Então porque eu estou achando que a série está assim com tudo isso? Aaron Sorkin – aquele que conseguir abocanhar quatro Emmys de melhor série seguidos, algo impensável atualmente. Como a audiência da série nova de Paul Haggis, The Black Donnelys (que estreou no lugar de Studio) não foi lá essas coisas, não se surpreenda caso os episódios finais de Studio sejam exibidos antes do que se imagina. O que colocaria o filho mais recente de Sorkin em uma situação bem mais tranqüila.

A indicação de House ano passado podia ser considerada uma surpresa. Mas esse não é o caso agora. Hugh Laurie ganhou seu segundo Globo de Ouro e seu primeiro SAG. Recentemente a série teve seu episódio com maior audiência – o que não é determinante, mas sempre ajuda. One Day, One Room foi assistido por mais de 27 milhões de americanos. Tudo bem que foi na carona de American Idol, mas o episódio é brilhante, vejam bem.

Todos os citados até aqui foram indicados ano passado (considerando que Studio 60 é a substituta de West Wing, por razões óbvias). Mas se alguma série nova entrar na relação, será Dexter. Apesar do Showtime jamais ter conseguido emplacar uma série na categoria principal, as chances são grandes. Em primeiro lugar, Michael C. Hall (indicado ao Globo de Ouro e ao SAG) e lock na categoria de melhor ator (que está mais concorrida que a de série, diga-se de passagem). Se até programas com alcance bem menor como Huff conseguiram indicações em várias das categorias mais importantes, Dexter – que é a série mais festejada do canal em sua história mais recente, de muito longe – tem tudo para conseguir romper a barreira do Big Five **. E o tiro de misericórdia: uma boa parte da equipe responsável pela série já trabalhou na HBO.

It’s something entirely new. It’s Dexter.


Chances fracas – essas precisam de reza braba. São elas:


- Lost

- Heroes

- Deadwood


OK, Lost foi indicada ao Globo de Ouro. Mas depois disso, a série começou a ser massacrada por praticamente todos os lados. Se a esnobada ano passado teve ares de injustiça, agora não parece ser o caso. A não ser que a série dê uma arrancada na segunda metade da temporada. Potencial ela tem.

Para os mais afoitos, Heroes é a novata com mais chances. Errado, errado, errado. A maioria dos reviews até que são positivos, mas mesmo assim eu não vejo o pessoal levando a série tão a sério quanto levavam a primeira temporada de Lost, pra usar séries com temáticas semelhantes (pessoas normais em circunstâncias extraordinárias).

E atentem para os últimos três vencedores da categoria principal: Sopranos (quinto ano), Lost (primeiro ano) e 24 Horas (quinto ano). Uma coisa que os três tem em comum é a combinação elenco afiadíssimo + texto excepcional. E que os fãs da série me perdoem, mas com exceção de Mais Oka, a coisa não anda tão bem assim, a não ser que você defenda a linha de pensamento “se tem super-heróis, então é muito bom!”. Sinto informar que os votantes do Emmy não pensam desse jeito.

Porém-todavia-contudo, caso a indicação de Studio 60 On The Sunset Strip não deslanche como eu imagino (e quero), a NBC vai colocar todas as suas fichas em Heroes, naturalmente. Se Tim Kring e sua turma escreverem roteiros melhores e resolverem por tabela eliminar alguns personagens inúteis, a situação pode melhorar ainda mais.

Se nem a quinta temporada de Six Feet Under conseguiu ser indicada ano passado, alguém acha que Deadwood tem chance? A HBO não anda com essa bola toda, fio.


Os indicados

Se eu fosse apostar, minha lista seria:


- Dexter

- Família Soprano

- Grey’s Anatomy

- House

- 24 Horas


* FYC – For Your Consideration. No Emmy, FYCs são as fitas que as séries e os atores/atrizes fazer para entregas aos jurados, usando a combinação de episódios que atraia mais votantes.

** Big Five – Cinco principais emissoras: ABC, CBS, NBC, FOX e HBO. Historicamente, são apenas essas que se sobressaem nas principais categorias.


(continua...)

9 comentários:

Gustavo Cruz disse...

Eu acho BEM difícil Dexter ser indicada, mas vamos ver. 24 Horas e Grey's já estão. Sopranos não é lock pra mim, mas vamos ver.

Abração!

Gustavo
televisionando@globo.com
www.televisionando.blogger.com.br

Anderson Vidoni disse...

Bom, é bem por ai mesmo. Se esses forem realmente os indicados, até que ta bom, mas também espero que Studio entre, mas depende de inúmeros outros fatores.

Aguardando as previsões para comédia.

Anônimo disse...

A minha aposta em Dexter é um "leap of faith". Como Studio não foi esse sucesso todo, a quinta vaga está em aberto.

Se a temporada 6.0 de Sopranos entrou, mesmo sendo visivelmente interior às outras, será que o arco final não entra? Impossível.

(cavalca)

Anônimo disse...

(...)E que os fãs da série me perdoem, mas com exceção de MASI Oka, a coisa não anda tão bem assim,(...)

Anônimo disse...

concordo com as indicações, torço por Studio 60 e ainda aposto na zebra de Criminal Minds...Mas o pessoal anda meio de saco cheio de investigações.
Nem curto criminal minds, mas a série que em seu segundo ano tirou sensações da telinha pode ser encarada com outros olhos

Anônimo disse...

(página errada no outro post...)

concordo com as indicações, torço por Studio 60 e ainda aposto na zebra de Criminal Minds...Mas o pessoal anda meio de saco cheio de investigações.
Nem curto criminal minds, mas a série que em seu segundo ano tirou sensações da telinha pode ser encarada com outros olhos

Anônimo disse...

Paula:

Se alguma série de investigação da CBS tivesse chance, seria CSI. Criminal Minds vai passar muito longe do Emmy (não tô fazendo nenhum juízo de valor, nunca vi a série).

(cavalca)

Anônimo disse...

Amo assistir House........ñ perco por nada.
bjks

Anônimo disse...

酒店經紀PRETTY GIRL 台北酒店經紀人 ,酒店經紀 酒店兼差PRETTY GIRL酒店公關 酒店小姐 彩色爆米花酒店兼職,酒店工作 彩色爆米花禮服店, 酒店上班,酒店工作 PRETTY GIRL酒店喝酒酒店上班 彩色爆米花台北酒店酒店小姐 PRETTY GIRL酒店上班酒店打工PRETTY GIRL酒店打工酒店經紀 彩色爆米花