9/19/2006

Desplugado


Quando estava no Ensino Médio, eu e alguns colegas fazíamos uma lista anual com as pérolas do ano, que consistia numa relação de bobagens ditas por engano (ou não) por alguém da turma. Um dos itens era:


Acústico MTV – Único assunto sobre o qual Juliano sabe falar


Apesar do exagero característico da brincadeira, isso até tem seu fundo de verdade. Era uma fase da minha vida em que eu estava (re)descobrindo muita coisa em matéria de música, e as coletâneas-com-arranjos-modificados faziam minha cabeça. A razão de tanta paixão pode ser explicada um pouco pela minha impaciência. Não tinha (e nem tenho) saco de catar todos os álbuns de determinada banda pra escutar. Pegar um “best of” com as melhores faixas pra escutar sempre me pareceu um ótimo negócio.

Mas há uma explicação mais profunda, digamos. A melodia do violão me fascina de uma maneira inexplicável (nada contra guitarras, adoro metal mais pesado, etc). Além de todo o cuidado com a produção, mesmo porque essa é a chance de ascensão pra muita banda que anda mal das pernas – o revival Anos 80 que o diga. E ainda tem as participações especiais: Primeiros Erros ganha uma dimensão toda especial com a voz de Kiko Zambianchi. Milton Nascimento acompanhando Rita Lee em Mania de Você é algo...sem palavras.

Claro que há a dimensão comercial. A MTV, afinal de contas, não é uma ONG. Talvez por isso a qualidade dos Acústicos tenha caído um pouco. Mais eis que surge o de Lenine, cantor que sempre achei “legalzinho”, mas que nunca dei muita bola. E não é que o Acústico dele é o melhor produzido desde o de Cássia Eller? Hoje Eu Quero Sair Só entra fácil, fácil entra as 10 melhores faixas que o projeto já teve.

O disco não sai do meu Winamp. E estou gostando cada vez mais dele. Quem sabe a MTV não entra numa fase iluminada novamente com seus especiais?

------------

Por falar em MTV, não agüento assistir à emissora durante mais de dois minutos atualmente. Mas isso é assunto pra outro post...


5 comentários:

Anônimo disse...

EU AMO O ACÚSTICO DO NIRVANA. A primeira vista é compliado imaginar o Nirvana num acústico, mas ficou maravilhoso.
E tem Lenine nesta 5ª f. aqui em Floripa. EBA!

Anônimo disse...

Cara, gostei muito do seu comentário sobre o acústico, e realmente é como você disse nada contra a guitarra mas existem músicas que tocadas num bom violão podem tocar o seu coração =p tosco... ainda não ví o acústico do Lenine, mas não custa nada ouvir um ou outra música pra saber se isso tudo que você escreveu realmente faz algum sentido.

Sobre músicas de violão as minhas preferidas são:

That's The Way - Led Zeppelin
The Rain Song - Led Zeppelin
Séra que eu sou fã?
e uma obra muito famosa aqui no Brasil a algum tempo atrás

Concierto De Aranjuez que é de autoria de Joaquín Rodrigo mais gosto da interpretação de Turíbio Santos.

Mas aí já são outros 500....

valeu um abraço , Daniel Araújo

Anônimo disse...

Daniel,
Muito obrigada cara! Estava quebrando a cabeça tentando lembrar o nome desta música "Concierto de Aranjuez" que meu pai tinha em vinil e que me marcou muito. Estávamos falando dos discos dele outro dia e eu não conseguia lembrar deste, que se perdeu. E como ele não está mais entre nós, não tinha como perguntar o nome. Valeu cara, vc recuperou uma parte da minha memória afetiva. Vou atrás deste agora nas lojas.
Abraços,

Anônimo disse...

O nível de qualidade da emissora caiu bastante mesmo. Só há dois programas interessantes atualmente e que me fazem parar para assistir: Top Top e Rockgol. O resto pode jogar fora. O que são aquelas gêmeas imbecis do Disk e aquele retardado do Rafa, hein? eles mefazem sentir mais saudades ainda de Cuca, Massari, Gastão e Sabrina.
Liadan
TV À BORDO
www.tvabordo.zip.net

Juliano Cavalca disse...

Nem me fale das gêmeas...blargh...o Rafa é o rei da comunicação perto delas...(não que eu goste muito dele)