9/08/2006

Um é Pouco, Dois é Bom...


X-Men - The Final Stand (dir: Brett Ratner; 2006)


A franquia X-Men sempre foi um oásis de bom cinema, dentro do cinema-pipoca de Hollywood. A série consegue juntar belas cenas de ação com um roteiro mais palpado no mundo real do que pode se imaginar a princípio. Temas, como o preconceito, são apresentados ao expectador entre uma seqüência de luta e outra, numa combinação empolgante.

Nessa terceira parte da trilogia, o argumento chega a ser até mais simples do que o de seus antecessores. Um cientista desenvolve um soro, que pode “curar” os mutantes. A questão é: ser mutante é uma doença?

Perder Bryan Singer (que foi dirigir Superman – O Retorno) não foi bom, mas Brett Ratner soube dar conta do recado. O pior aspecto dessa substituição é que Ratner definitivamente não possui o mesmo vigor estético de Singer. Nenhuma das cenas de O Confronto Final possui, por exemplo a plasticidade do ataque de Noturno contra presidente, na abertura do segundo filme.

Mas se a direção deixa um pouco a desejar, o mesmo não pode se dizer do roteiro. O número de mortos e feridos entre os protagonistas e antagonistas alcança níveis impensáveis até então, mostrando que a série pode muito bem se reinventar daqui pra frente.

No campo das atuações, o filme vai bem, obrigado. Patrick Stewart e Ian Mckellen interpretam com paixão seus respectivos papéis. Um dos aspectos mais fascinantes do filme, é que a posição de ambos (o mocinho e o vilão, pros desavisados) é a mesma, o que muda são os métodos empregados. As novidades do elenco ficam por conta de Kelsey Grammer, que vive Frasier, digo, Fera, um mutante que ocupa um cargo de alto escalão do governo americano (demonstrando a importância que a classe tem, ou deveria ter) e Ellen Page (revelada em Hard Candy, ainda inédito por aqui) como Jubileu, cuja habiladade consiste em atravessar paredes.

Prejudicado pelo ritmo corrido – o filme é o mais curto da trilogia – X-Men: O Confronto Final oferece muita diversão e reflexão. E o melhor de tudo: a seqüência já parece estar garantida. Ou alguém duvida disso depois das duas últimas cenas (uma antes e outra depois dos créditos) ?


4 comentários:

Anônimo disse...

Eu gostei de X men 3. Acho que seguiu mais ou menos o mesmo nível dos outros. Só um porém: o Anjo poderia ter tido mais espaço.
E sim. Vem sequência por aí!

Anônimo disse...

CAVAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAALCA!!!!!!
A Ellen Page não é a Jubileu, mas a Kitty Pride "Lince Negra"!!!!!!!!!!

Juliano Cavalca disse...

Ih...errei.

:)

Anônimo disse...

酒店經紀PRETTY GIRL 台北酒店經紀人 ,酒店經紀 酒店兼差PRETTY GIRL酒店公關 酒店小姐 彩色爆米花酒店兼職,酒店工作 彩色爆米花禮服店, 酒店上班,酒店工作 PRETTY GIRL酒店喝酒酒店上班 彩色爆米花台北酒店酒店小姐 PRETTY GIRL酒店上班酒店打工PRETTY GIRL酒店打工酒店經紀 彩色爆米花